“Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu.” ( Salmos 43:5)
Vou falar sobre um assunto que infelizmente é muito comum ultimamente: a depressão, tema esse muito complexo também, existem vários motivos que levam um indivíduo a entrar nela, pretendo aqui falar apenas do fator que nos faz voltar e permanecer nesse problema.
As pesquisas nos mostram que a depressão está atingindo milhões de pessoas no mundo, eu poderia dizer aqui que ela vem dessa sociedade individualista em que estamos, ou pelo desemprego e a falta de autonomia que isso gera, sem contar ainda com as necessidades que muitos passam nesse caso, mas sabemos que não são só as pessoas pobres ou solitárias que tem essa doença.
Então vem a pergunta: por que pessoas que aparentemente tem “tudo”, a chamada “vida perfeita” também estão suscetíveis a terem depressão, a meu ver a resposta é simples, pois isso quase aconteceu comigo (quase entrei em depressão), para mim isso ocorre pois esquecemos que não somos autossuficientes e dependemos de Deus para tudo, Ele é a nossa fortaleza (Salmos 37:39), porém muitas vezes achamos que podemos fazer tudo por nós mesmos, foi o que senti na pele, toda vez que saia da tristeza eu acabava esquecendo de quem havia me tirado de lá e adivinhem voltava a me angustiar, pois ao passo que deixava o “jugo suave e o fardo leve” de Jesus tinha que carregar um bem maior e insuportável demais para mim.
Dessa forma pelo que pude perceber o que estava faltando era justamente colocar toda minha confiança em Deus e como diz o salmo (que fiz questão de colocar no começo) esperar nEle, pois é só em Jesus que está a nossa salvação.
“…a salvação dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. E o SENHOR os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.” (Salmos 37:3940)